Recife, 28 de Novembro de 2014

Newsletter

Cadastre-se e receba promoções

Email:

FOTO REPORTAGEM

15/07/2014
Galera, a partir do dia 23 de julho te...
Veja mais »

07/02/2014
SUP é a abreviatura de Stand Up Paddle,...
Veja mais »

02/08/2013
COMUNICADO : NOVO ENDEREÇO DE ATENDIME...
Veja mais »

22/01/2013
Grandes nomes da história do surfe bras...
Veja mais »

PRANCHAS > RABETA DE PRANCHA

As Rabetas têm como função principal direcionar e projetar a prancha na hora da virada, colocando ou tirando o surfista de um local de risco. Uma boa escolha de rabeta é fundamental para um melhor funcionamento da prancha.


Rabeta Squash

SQUASH

É a rabeta mais usada. Muito versátil, pois tem uma área maior que a Square (e mais arredondada), o que faz com que a prancha tenha uma sustentação muito boa, o que a faz adaptar-se muito bem em ondas pequenas e médias, cavadas ou cheias.


Rabeta Square

SQUARE

Diferente da Squash pela suas pontas mais quadradas, o que faz com que se tenha uma performance de linha mais quebrada na onda e jogando muito mais água nas manobras. Assemelha-se um pouco com a Swallow. Normalmente é mais estreita e funciona melhor em ondas mais cavadas, por dar uma ótima aderência na parede da onda.


Rabeta Round Squash

ROUND SQUASH

É muito semelhante a Squash, deixando as pranchas com bastante pressão e velocidade fazendo um surf menos partido. Pode ser usado em pranchas maiores deixando o tail mais estreito, ficando com uma boa sustentação e sendo por isso usada em ondas grandes.


Rabeta Round Pin

ROUND PIN

Muito utilizada em pranchas acima de 6'8" para ondas cavadas médias e grandes, pois tem uma área menor na parte da rabeta, deixando a prancha mais segura e com linhas mais redondas. Não é muito indicada para ondas cheias por ter pouca sustentação na rabeta. Atualmente também vem sendo muito difundida em pranchas pequenas por surfistas que imprimem muita pressão nas manobras.


Rabeta Wing Swallow

WING SWALLOW

Todo tipo de wing, seja um ou dois, tem a finalidade de partir a linha do outline, sendo muito utilizada em pranchas pequenas no qual o meio dela é bem largo. Esta quebra, que é o wing, deixa a prancha muito mais sensível e manobrável, ficando muito solta e boa para ondas pequenas.


Rabeta Swallow

SWALLOW

Utilizada até os dias de hoje, tendo sido muito usada na época das biquilhas. Esta rabeta permite uma maior quebra de linha e um maior número de manobras num curto espaço da onda, deixando a prancha bem solta. É indicada em ondas pequenas e tubulares para quem procura um estilo mais agressivo e radical. Quando o Swallow é mais largo é chamada de fishtail, que é indicada para pranchas de 5'8" até 6'2", para ondas pequenas.


Rabeta Pin Tail

PIN TAIL

Rabeta utilizada em pranchas grandes acima de 7'3" pés. A rabeta quase que se confundi com o bico da prancha devido as suas semelhanças, sendo este modelo muito utilizado para ondas tubulares como Hawaii, G-Land, México. Muitos big riders utilizam este tipo de rabeta pôr dar muita segurança no drop da onda e colocação dentro do tubo, mantendo a prancha muito estável e segura. Boa para ondas de fundo de pedra ou coral e para ondas acima de 8'.


<< Voltar

Rua Dois, nº 21 – Praia de Itapuama - Cabo de Santo Agostinho/PE Fone: 81 3252.5498 | 81 8562.8600 | E-mail: marroquim@marroquimsurf.com.br

Jirê Web

LOGIN

E-mail

Senha

Cadastre-se aqui!

FÓRUM

Dia 19/03/2012
PRACHAS USADAS
Por: DKS

SURF TRIP

Dia 05/03/2010
Temporada Noronha 2010 Rodrigo Miranda
Por: Rodrigo Miranda

Dia 14/12/2009
Pranchas Marroquim na Indonésia
Por: Bruno Veiga